Nikon D700 - Modos de Foco

Focus"To focus or not to focus !"

 

 

Por “modo de foco” entende-se a maneira pela qual o objeto (ou cena, melhor dizendo) que se quer fotografar vai ser colocada em foco (isto é, à distância correta da lente da máquina) de forma que, na fotografia final,  suas formas possam se percebidas com nitidez. Para uma exposição adequada, essa é a primeira decisão (ou primeiro ajuste) que o fotógrafo tem que tomar (ou fazer).

Na Nikon D700 existem dois modos de foco: manual e automático. No modo manual, o objeto que se está querendo fotografar “fica no foco” (pronto para ser fotografado, portanto) quando o fotógrafo (manualmente) gira o anel de foco na lente e “ajusta o foco”. No outro caso – foco automático, a própria máquina cuida de fazer com que o objeto “entre em foco”, automaticamente.

O modo de foco (manual ou automático) é controlado na D700 por uma pequena alavanca na parte inferior, frontal, do corpo da máquina. Essa alavanca tem três posições: “C” e “S”, correspondentes a duas possibilidades de foco automático e “M”, correspondente à possibilidade única de foco manual. Aliás, aqui cabe uma dica: sempre verifique a posição dessa alavanca ao retirar a máquina da bolsa ou mochila. Como ela é pronunciada com relação ao corpo da D700, não é incomum ela mudar de lugar nesses momentos.

Foco Manual – “

M”: Nesse modo, o fotógrafo é responsável por “fazer o foco” no objeto que ele quer fotografar. Quando se usa lentes com abertura do diafragma igual ou inferior a f/5.6, o ponto indicador de foco que aparece no visor ótico pode ser utilizado como guia para iindicação de que o foco está ajustado, embora as fotos possam ser tiradas a qualquer momento. Quando se estiver usando lentes que suportam somente o modo manual ou automático de foco, deve-se mudar (na lente) a chave “A-M” para a posição “M”. Para lentes que suportam foco automático (autofoco com prioridade para manual, utilizando a terminologia da Nikon), o foco pode ser ajustado manualmente, a qualquer tempo, independentemente da posição da chave de seleção de foco da lente. Esse modo de foco é indicado para quando se está utilizando lentes que não suportam os modos de foco automático ou para situações onde a D700 não consegue fazer o foco de forma satisfatória. Sobre quais são essas situações, leia mais, a seguir.

Foco Automático Simples  – “S”: Nesse modo de foco, a D700 foca automaticamente no objeto que se está fotografando quando o botão de disparo do obturador é pressionado até a metade de seu curso. O foco fica travado e o indicador de foco no rodapé do visor ótico acende-se. Mantendo-se os ajustes originais de fábrica (condições default), o botão de disparo somente pode ser pressionado até o final de seu curso quando esse indicador está visível. Em outras palavras, mantendo-se os ajustes de fábrica, você somente pode “tirar uma foto” depois que o foco ficar travado (em algo que se está fotografando) e o indicador de foco ficar visível no rodapé do visor ótico. Na D700, o foco também pode ser obtido pressionando-se o botão AF-ON. Esse modo de foco é indicado para paisagens e objetos estacionários – fotos de rostos pessoas, por exemplo.

 Foco Automático Contínuo  – “C”: Nesse modo, a D700 foca continuamente no objeto que se está fotografando (mesmo que este se mova) enquanto o botão de disparo do obturador é pressionado até a metade de seu curso. Se o objeto que se está fotografando se move aproximando-se ou se afastando da D700, ela inicia um processo de “previsão de foco por rastreamento”. Por meio desse processo, a D700 consegue (ou tenta) prever a distância final do objeto relativamente a ela e (re)ajustar o f  oco, continuamente.  Mantendo-se os ajustes originais de fábrica (condições default), o botão de disparo pode ser pressionado até o final de seu curso esteja o objeto que se está fotografando em foco, ou não.Esse modo de foco é indicado para fotos de objetos percorrendo trajetórias sinuosas ou simplesmente em movimento relativamente à D700.

Em resumo, nos modos automáticos de foco:

  • no modo simples: a D700 foca automaticamente no objeto que se está fotografando e pára quando o foco é alcançado. Ela mantém o foco fixo na posição do objeto relativamente a ela  e somente a partir desse momento a foto pode ser tirada. A Nikon chama esse modo de foco de “foco automático com disparo do obturador com prioridade para o foco”.
  • no modo contínuo: se o objeto se move, a D700 inicia um processo de previsão de sua trajetória e ajusta continuamente o foco, sendo que o fotógrafo pode, a qualquer momento, tirar a foto, esteja o objeto que se está fotografando em foco, ou não. A Nikon chama esse modo de foco de “foco automático com disparo do obturador com prioridade para o disparo”.

Para alterar os ajustes default da D700 que afetam os modos de foco:

  • ajuste a1 : seleção de prioridade no modo de foco automático contínuo
  • ajuste a2 : seleção de prioridade no modo de foco automático simples
  • ajuste a5 : seleção de quando o foco automático pode ser iniciado (obtido) pelo uso dos botões de disparo do obturador e/ou botão de auto foco (botão AF-ON)