Nikon D700 – Modos de Área de Foco Automático

Andorinha em voo51 pontos de foco com rastreamento dinâmico em três dimensões Por "modos de área de foco automático" entende-se a maneira pela qual o fotógrafo ou a

D700 selecionam, dentro da área total da foto que se está tirando, quais partes (pontos) da cena ela vai utilizar para fazer o foco, nos casos em que o fotógrafo tiver optado por utilizar o foco automático, seja ele simples (modo S) ou contínuo (modo C). Essa seleção é feita através de uma chave, na parte de trás do corpo da D700, conforme a figura ao lado. Na D700 existem três modos de área de foco automático - ponto simples, área dinâmica e área automática, sendo que o modo de área de foco automático também parece indicado no display de cristal líquido, na parte de trás do corpo da D700, quando se pressiona o botão INFO - também na parte de trás da D700.

Ponto Simples 

: Nesse modo, o fotógrafo aponta manualmente o marcador de foco que aparece no visor ótico para o ponto da cena
onde ele quer o  foco. Para deslocar o marcador de foco através da cena, usa-se o botão de seleção multi-direcional (figura ao lado), presente na parte de trás do corpo da D700. A seleção desse modo de área de foco automático é indicada para os casos onde a cena com certeza vai permanecer estática, sem alterações ou movimentos dos objetos com relação à D700. Esse modo de área de foco automático é sempre selecionado pela D700 quando o fotógrafo decide fazer a foco ajustando o modo de foco para foco manual ("M").

Área Dinâmica

: Nesse modo, existem duas possibilidades:

1) - quando se está utilizando o modo de foco simples (S): nesse caso, o fotógrafo também seleciona o ponto de foco manualmente e a D700 faz o foco somente no ponto selecionado pelo fotógrafo.

2) - quando se está utilizando o modo de foco contínuo (C): nesse caso, também, o fotógrafo seleciona o ponto de foco manualmente mas, se o objeto move-se e deixa o ponto de foco, a D700 percebe isso e passa a fazer o foco baseando-se nas informações que ela capta na vizinhança do ponto de foco. Ainda, a D700 dá ao fotógrafo a opção de configurá-la para que ela use, simultaneamente, 9, 21 ou 51 diferentes pontos de foco. Usando 51 pontos de foco, o fotógrafo tem ainda a opção de configurar a D700 para "51 pontos de foco com rastreamento dinâmico em três dimensões." Nesse caso, entretanto, os pontos de foco passam a ser escolhidos pela D700, automaticamente.

No modo "área dinâmica" de área de foco automático somente os pontos de foco selecionados (9, 21 ou 51 pontos) são mostrados no visor ótico. Os demais, embora não destacados, participam contribuindo para o operação de estabelecer o foco sobre a cena que se pretende fotografar.

Área Automática

: Nesse caso, a D700 automaticamente detecta o objeto que se quer fotografar na cena e seleciona os pontos de foco, sem interferência do fotógrafo.  Quando se está utilizando lentes Nikkor G ou D, a D700 tem a capacidade de perceber a figura humana em contraste com o fundo e otimizar sua detecção. Novamente, surgem duas possibilidades quando se está utilizando os modos de foco simples ou contínuo:

1) - quando se está utilizando o modo de foco simples (S): nesse caso, os pontos de foco ativos são destacados em vermelho, por aproximadamente 1 segundo, antes da D700 travar o foco.

2) - quando se está utilizando o modo de foco contínuo  (C): nesse caso, os pontos ativos de foco não são destacados em nenhum momento.

Ajustes default da D700 que afetam os modos de área de foco automático

  • ajuste a3 : seleção do número de pontos para quando se está utilizando o modo "área dinâmica" para o modo de área de foco automático e o modo contínuo de foco.
  • ajuste a4 : seleção do tempo  a D700 aguarda antes de refazer o foco quando há uma grande mudança da distância do objeto em relação à ela.
  • ajuste a6: seleção de quando o ponto de foco vai ser destacado em vermelho.
  • ajuste a7: seleção se o ponto de foco, ao ser movido manualmente pelo fotógrafo, pode desaparecer em uma aresta do visor ótico e reaparecer na aresta oposta.
  • ajuste a8: seleção do número de pontos de foco (11 ou 51 pontos) que a D700 vai utilizar quando se está fotografando no modo manual de foco.