Flash Nikon SB-600

Flash e difusor

O Flash Nikon SB-600 é um flash de alto desempenho com número guia de 30 m (ISO 100) ou 42 m (ISO 200), medidos com zoom de 35 mm, a 20 C. O diagrama abaixa apresenta a descrição dos botões e funções do flash SB-600:

  1. Adaptador interno de abertura de flash (wide-flash adapter): aumenta o ângulo de cobertura do flash para comportar lentes de 14 mm. Permite a criação de uma luz difusa suave que elimina sombras, mantendo uma iluminação balanceada sobre o objeto principal da foto e os demais.
  2. Cabeça do flash: pode ser girada em até 90º na vertical. Horizontalmente, pode ser girada 180º para a esquerda e 90º para a direita. Isso permite o rebatimento da luz do flash e seu uso para fotos macro.
  3. Botão de trava/liberação de giro para a cabeça do flash.
  4. Indicador de abertura da câmara de baterias
  5. Câmara de baterias.
  6. Lâmpadas auxiliares de flash pronto quando operando remotamente por conexão sem fio.
  7. Assistente de iluminação para área ampla: lâmpadas que automaticamente se acendem quando se está operando em autofoco com iluminação fraca.
  8. Sensor de luz para operação remota sem fio do flash.
  9. Contatos externos para o assistente de iluminação externa
  10. Pino de montagem
  11. Contatos da sapata de flash
  12. Suporte de montagem
  13. Escala indicativa do ângulo de inclinação da cabeça do flash
  14. Escala indicativa do ângulo de rotação da cabeça do flash
  15. Display de cristal líquido (LCD)
  16. LED piloto: acende-se quando o flash SB-600 está recarregado e pronto para disparar. Se piscar depois que o flash SB-600 foi disparado à sua máxima potência, no modo i-TTL, indica que a luz do flash pode ter sido insuficiente.
  17. Botões de controle do flash SB-600
  18. Trava mecânica do flash SB-600 na sapata de flash da câmara.

Botões de Controle do Flash SB-600

  • FLASH: pressione para testar se o flash está disparando.
  • ZOOM: pressione para alterar a posição da cabeça de zoom e ajustar os parâmetros no modo “Ajustes do Usuário”.
  • ON/OFF: pressione por aproximadamente 0,3 s para ligar e desligar o flash SB-600.
  • (+)/(-): Pressione para aumentar/diminuir valores e para escolher os valores desejados para os parâmetros, quando se está no modo “Ajustes do Usuário”. Pressione para ajustar os parâmetros quando estiver ajustando o flash para atuar como um flash remoto.
  • MODE: Pressione para ajustar o modo de operação do flash e os parâmetros quando se está no modo Ajustes do Usuário.

Combinação de Botões de Operação: através do acionamento simultâneo de dois botões, os seguintes ajustes podem ser feitos:

Botões Função
ecupera o valor de sub-exposição quando se está operando no modo TTL automático
SB-600-4 Reset dos ajustes para valores default, incluindo aqueles feitos pelo fotógrafo. Deve-se manter os botões pressionados por aprox. 2 s.
SB-600-5 Botão de trava: trava a operação dos botões de controle, com exceção dos botões ON/OFF e FLASH. Deve-se manter os botões pressionados por aprox. 2 s. Pressione novamente para destravar.
SB-600-6 Acesso ao menu de Ajustes do Usuário. Deve-se manter os botões pressionados por aprox. 2 s.

Ícones no Display de Cristal Líquido

  1. Indica o modo de flash selecionado: TTL, TTL-BL, Manual.
  2. Indica que o SB-600 está sob controle remoto sem fio.
  3. Indica que o bip de confirmação de disparo está ativo.
  4. Indica que o SB-600 está conectada à D700 utilizando as vantagens do Nikon CLS.
  5. Indica a posição da cabeça de zoom.
  6. Indica o nº do canal de comunicação entre o SB-600 e a D700.
  7. Indica que está ativo o modo automático de sincronismo de alta velocidade para máquinas com obturadores do tipo plano focal. Nesse modo, o SB-600 automaticamente dispara a velocidades maiores que a velocidade de sincronismo estabelecida pela D700.
  8. Indica o nível de potência de disparo do flash.
  9. Indica a compensação feita no nível de potência do flash.
  10. Indica sub-exposição quando se está no modo autoflash TTL
  11. Indica: a)- o valor da compensação da potência de disparo do flash; b)- indica o valor de sub-exposição quando se está no modo autoflash TTL e c)- indica o valor da potência do flash quando se está no modo manual.
  12. Indica o grupo de flashes ao qual esse SB-600 pertence
  13. Indica que os botões de controle do flash SB-600 estão travados.
  14. Indica que a função de redução de olhos vermelhos está ativada.
  15. Indica que o assistente de iluminação de autofoco está ativado.
  16. Indica que se pressionando qualquer botão a iluminação do display de cristal líquido acende. O LCD permanece acesso por 16 s.
  17. Indica que o SB-600 está no modo Standby.

Baterias para o SB-600: Utilizando-se baterias recarregáveis de Níquel-Hidreto Metálico (Ni-MH), com capacidade de carga de 2.000 mA e totalmente carregadas, pode-se esperar um tempo mínimo de recarga do flash de 2.5 s e algo em torno de 250 disparos. As baterias devem ser substituídas quando apresentarem tempo de recarga de disparo superior a 10 s.

Teste de Disparo do Flash: A qualquer momento pode-se testar a capacidade de disparo do flash. Estando este ligado, pressionar o botão FLASH por aproximadamente 0,3 s. Quando operando no modo manual, o flash disparará na potência ajustada e, quando operando no modo TTL automático, a 1/16 da potência auto determinada.

Modo Standby: quando a câmera e o SB-600 não estiverem sendo usados, após 40 s o SB-600 entrará no modo Standby para economizar bateria. Nessa condição, o ícone à direita surgirá no LCD.

O SB-600 irá para Standby depois que o medidor de exposição da D700 se desligar ou quando esta for desligada. Quando, durante a operação normal do flash SB-600, o LCD desligar, pressione o botão (vermelho) “flash”, para obter novamente, por 16 s, a iluminação do LCD. Para tirar o SB-600 do modo Standby, pressione os botões ON/OFF () ou FLASH () no corpo do flash ou, alternativamente, pressione o botão de disparo do obturador da D700 até a metade de seu curso. A função Standby não funciona quando o SB-600 está sendo usado como flash remoto com controle sem fio,  independentemente de seus ajustes. Se o SB-600 não conseguir se ativar depois de ligado por 60 s ou após o disparo do flash, o SB-600 entrará em Standby, independentemente de quaisquer ajustes, devido à descarga das baterias. Nesse caso, a mensagem mostrada ao lado aparecerá no LCD: O SB-600 nunca deverá ser guardado no modo Standby. Sempre que for guardá-lo (na bolsa, para se mover de um local a outro, por exemplo), desligue-o por completo.

Instalando o SB-600 na D700 e ligando-os: sempre instalar o SB-600 na sapata de flash da D700, estando ambos desligados. Ao se ligar o SB-600, estando a D700 ligada, o zoom da cabeça do flash é automaticamente ajustado conforme a lente instalada na D700. Para operação no modo P (Programmed Auto Exposure), a velocidade do obturador da câmera é automaticamente ajustada para a velocidade de sincronismo do flash. Para operação no modo S (Shutter-Priority Auto Exposure), a velocidade do obturador da câmera é automaticamente reajustada para a velocidade de sincronismo do flash quando o SB-600 é ligado. Para operação no modo A (Aperture-Priority Auto Exposure), a velocidade do obturador da câmera é automaticamente ajustada para a velocidade do obturador do flash. Para operação no modo M (Manual Exposure), se a velocidade do obturador da D700 for ajustada para uma velocidade superior à de sincronismo do flash, aquela é imediatamente reajustada para esta.

Modos de operação do SB-600 : o SB-600 funciona em conformidade com o sistema para controle de flashes criado pela Nikon, denominado CLS – Creative Lightning System. Esse sistema, em câmeras digitais compatíveis, permite o disparo simultâneo de vários flashes, a diferentes potências, valendo-se de suas habilidades de comunicação digital, à distância, sem fio.

Pré-Flashes Monitores: o SB-600 dispara uma série de imperceptíveis pré-flashes, monitores, imediatamente antes do disparo do flash de forma que a D700 possa obter as informações necessárias sobre o objeto que se está fotografando. Quando se está usando somente um SB-600, dentro do CLS, o ícone () aparece no LCD. Quando se utiliza o SB-600 com a D700 existem três modos possíveis de operação do flash, de acordo com CLS: i-TTL BL (modo i-TTL automaticamente balanceado com flash de preenchimento), i-TTL (modo i-TTL padrão de disparo de flashes Nikon) e modo manual de disparo do flash.

Modos Automáticos de Flash TTL: neste modo, o flash de iluminação que é refletido de volta pelo objeto é detectado pelo sensor de flash automático do SB-600 e a câmera automaticamente controla a potência do flash de forma que a exposição fique correta. Existem dois modos: 1)- Flash de Preenchimento Automaticamente Balanceado (). Pressione o botão até aparecer no LCD o ícone . Nesse modo, a potência de saída do flash é automaticamente ajustada para uma exposição bem balanceada do objeto e do fundo; 2)- Modo de Flash TTL Padrão(). Pressione o botão até aparecer no LCD o ícone . Nesse modo, a potência de saída do flash é automaticamente ajustada para uma exposição correta somente do objeto que se está fotografando, sem se importar com o fundo. Esse modo é útil quando se quer enfatizar o objeto, somente.

Modo Manual de Flash: neste modo, o fotógrafo seleciona a abertura e a potência de saída do flash. Quando o modo TTL auto flash é difícil de se conseguir, o modo manual pode ser usado para controlar a exposição e a distância de disparo do flash. A potência do flash pode ser ajustada de M 1/1 (potência máxima) até M 1/64. A abertura correta pode ser calculada usando a tabela de nºs guia (Guide Number) e a distância de disparo e ajustando-se, manualmente, a mesma abertura na lente. Neste caso, ajuste o modo de exposição da câmera para prioridade de abertura (A) ou manual (M). - Obs: ver no manual da D700 se o botão de disparo pode ser apertado se o flash estiver no modo manual e a D700 estiver em outros modos de exposição que não A ou M.

Neste modo, não há nenhum alarme da luz de prontidão (luz vermelha piscando) indicando que a luz proveniente do flash talvez tenha sido insuficiente para uma exposição correta. O diagrama abaixo mostra o LCD quando se está utilizando o modo manual de flash, com destaque para o modo em si (letra M, em destaque) e a potência de saída do flash, em fração e casas decimais.

Calculando a abertura e a potência de saída do flash

************** colocar aqui o material da página 45 *******************

Sequência de Operações no Modo Manual de Flash

Para uso do SB-600 no modo manual de flash, executar os passos a seguir:

  1. Ajuste na câmera o modo de exposição para prioridade de abertura (A) ou manual (M).
  2. Pressione o botão até que o ícone apareça no LCD.
  3. Calcule a abertura e a potência de saída do flash conforme item anterior.
  4. Pressione as teclas ou para ajustar os valores corretos.
  5. Ajuste a abertura na lente, se ela for do tipo D.
  6. Confirme que o led indicador de flash pronto está acesso e pode fotografar.