Ponta do Mel/RN

Lugar bom de se ir .... muito bom ! "7 dias de férias gostosas !"

 

Para se chegar a Ponta do Mel, existem as seguintes opções, saindo do Aeroporto de Natal, em São Gonçalo do Amarante/RN:

 

 

*)- Passando por Mossoró: BR-304

A partir do aeroporto, siga reto na rotatória e entre em São Gonçalo do Amarante. Pergunte o caminho para a cidade de Macaíba (não é tão óbvio como me pareceu) e siga em frente. Seu objetivo é pegar a BR-226/BR-304, sempre dirigindo no sentido do interior do estado - oeste/noroeste. A estrada é boa, com longas e intermináveis retas. Um plus do caminho é se deparar, entre Lajes e Angicos, com a maravilhosa vista do Pico do Cabugi. Se você quiser ligar para o restaurante que tem na entrada do acesso ao pico e agendar uma galinha caipira com quiabo para o almoço, é só ligar para o Sr. Luiz (98) 99962-0473! Esse caminho é mais longo mas, basta acelerar e esperar que Mossoró chega. Chegando em Mossoró, logo na entrada da cidade tem uma saída à direita (bem sinalizada) indicando Areia Branca. É só virar e, de novo, acelerar e esperar que a entrada para Ponta do Mel surge à esquerda.

Existe a alternativa de se entrar a direita para Carnaubais para encurtar a viagem mas, eu não testei essa opção. Andei por essa estrada em outros roteiros e posso dizer que ela é boa, sem problemas ou dificuldades.

**)- Passando pela BR-406 : Ceará-Mirim, João Câmara, Baixa do Meio, Pendências

A partir do aeroporto, vire a esquerda na rotatória na Estrada do Aeroporto e tome a rodovia de ligação com a BR-406 (Av. Dr. Ruy Pereira dos Santos) e não vá para São Gonçalo do Amarante. Eu prefiro muito mais esse caminho: muito mais curto, a paisagem varia muito mais por atravessar núcleos urbanos e, tirando o trecho entre Pendências e a estrada Porto do Mangue - Carnaubais (RN-404), que é muito, muito ruim; de resto, a viagem é muito tranquila. O plus dessa rota é a cidade de Pendências. Não tive tempo, mas acho que vale a pena explorá-la, em particular pela presença do Rio Piranhas. Na RN-404, entre os entroncamentos de Pendências e Porto do Mangue tem uma área de alagados muito bacana, mesmo na seca. O pessoal da região chama essa área de Alagamar.

Área de transbordamento do Rio Piranhas

Minha sugestão: ir para Ponta do Mel pela BR-304 (por conta do Pico do Cabugi), antes de ter que voltar para pegar voo, ir a Pendências e aproveitar para verificar o estado da ligação da cidade com a RN-404. Se der para passar, vale a pena voltar por esse caminho. Se o Governo do Estado do Rio Grande do Norte tirasse o que sobrou de asfalto nesse trecho de estrada estaria prestando um grande serviço à população. O que se vê no Google Maps não corresponde à realidade da estrada. Cuidado !

 

Por que ir a Ponta do Mel ? Dois motivos. Um deles está na foto abaixo !

Nascer do sol em Ponta do Mel

 

O que visitar a partir de Ponta do Mel:

(*) - Pico do Cabugi (S5.703670  W36.322343) - se você não passou na ida e mesmo assim quer ir lá, volte pela RN-404 (a partir de Ponta do Mel), passe por Carnaubais e vá até Açu para pegar a BR-304. De lá, é fácil voltar até Angicos e andar um pouco mais até o pico. Não existe nenhuma indicação do tipo "subida para o Pico do Cabugi". Você tem que perguntar e vai descobrir que é passando por dentro da propriedade do Sr. Luiz. E o mais triste: olhando de perto, vê-se as letras "JA" escritas nas pedras, perto do topo. Segundo populares, "JA" são as iniciais de José Agripino, político do RN. Vale a pena ir lá ? Sem dúvida: a subida é forte (muito mais quando se chega às pedras soltas), não requer nenhum equipamento além de garrafa(s) de água e dá para dormir lá em cima, em barraca. A vista é típica do interior do RN: sertão (estava tudo verde quando estive lá), montanhas e muito espaço vazio.

Inscrições nas pedras do Pico do Cabugi

 

(**) - Portalegre (S6.071717  W37.895873)- cidade de montanha, no meio do sertão, mais ou menos perto de Patu, com lindas formações rochosas e cachoeiras. Vale a pena, tendo-se tempo e disposição. Vale a pena ir por Apodi e retornar por Umarizal, ou vice-versa. Só não procure por lugar para tomar café em Apodi! Custei a achar e ainda assim tive que sair perguntando !

Vista da estrada de acesso a Portalegre/RN

 

(***) - Martins/Patu (S6.136442  W37.643385) - Perto da divisa com a Paraíba, aqui vale a pena procurar pelo Santuário do Lima. Lugar muito tranquilo que dá acesso a locais muito bons para fotos panorâmicas com as serras de região. O acesso mais fácil é por Carnaubais, Açu, Triunfo Potiguar e Janduís. Não fui, mas acho que deve valer a pena: Brejo do Cruz e Catolé do Rocha, cruzando a divisa do estado. Martins tem uma área de visitação legal, com um restaurante +/- e fica a 63 Km de Patu. Vale a pena ir até lá.

 

(****) - Canoa Quebrada/CE (S4.526923  W37.697663) - tem um esquema muito bom de ir para lá que é atravessar de balsa o Rio Apodi de Areia Branca para a cidade de Grossos e dirigir até Tibau (divisa RN/CE - parte da cidade está no RN, parte no CE! ). De lá, segue-se por cidades pequenas (Manibú, Melancias, Icapuí ) no litoral até a BR-304 e depois vira-se à direita para Canoa Quebrada. Me disseram que Canoa Quebrada está decadente em vista do que já foi mas, eu gostei muito. Vale a pena ir lá. O cuidado a se tomar é com a hora de voltar da balsa. A última viagem de volta para Areia Branca é 18 h. Se perder a balsa, tem que ir a Mossoró e voltar.

Praia de Canoa Quebrada/CE

 

(*****) - Salinas na região (S5.072547  W36.780450) -  Em Porto do Mangue você até consegue visitar salinas menores sem agendamento. As maiores, mais mecanizadas e com maior produção, estão em Areia Branca (Mossoró não tem uma salina e eu, inocentemente, sempre "comprei" a propaganda que "sal vem de Mossoró"!). Para estas, há necessidade de agendamento mas na visita vê-se mais que as pilhas de sal e os baldes.

Salina Araguassú, em Ponta do Mangue

 

(******) - Galinhos (S5.104025  W36.269302) - vale a pena ir. Praia bacana, passeio de barco, um farol que rende fotos legais. A cidade é muito cara, mas vale a pena. O macete, saindo de Ponta do Mel, é passar por Pendências. Deixa-se o carro na estação de barcos ao final da RN-402 e atravessa-se um braço de mar por barco.

Chegada de barco em Galinhos

 

(*******) - Cristovão (S4.920928  W36.958295) - Praias com formações rochosas interessantes e bonitas. Com o carro adequado (e talvez ajuda de um guia), pode-se ir de Ponta do Mel a Areia Branca pela orla. Não confirmei, mas vale a pena verificar se boa parte do caminho pode ser feito pela areia, próximo à arrebentação, quando a maré está baixa.

Praia do Cristovão, entre Areia Branca e Ponta do Mel

 

(*********) - O mais evidente de se desfrutar: Dunas do Rosado e Morro das Cruzes. Valem muito e pena ! Ambos !

Dunas do Rosado ao nascer do sol

Vista nas proximidades do Morro da Cruz

 

Onde ficar em Ponta do Mel ? Pousada Maré - simplesmente excelente !