Zenfolio | Longínqua Imagens | Cidade de Goiás

Cidade de Goiás

November 14, 2015  •  Leave a Comment

Eu fui convencido a deixar Goiás Velho de lado e rumar para Pirenópolis porque segundo o pessoal de Goiânia, " Goiás tem só o centro histórico e acabou. Pirí tem muito mais ... tem o agito e movimento do pessoal daqui e de Brasília que vai para lá no final de semana, tem as cachoeiras! " Eu estive nas duas e consegui entender os argumentos que me deram, mas não sei qual das cidades prefiro.

Primeiro parece que só eu chamo lá de Goiás Velho. Para todo mundo é Goiás (somente) ou Cidade de Goiás. Mas, o que importa é que Goiás (Velho) é uma cidade muito bacana. Uma tranquilidade sem tamanho, limpinha, povo tranquilo, infra-estrutura boa (tanto quanto Pirenópolis), comida boa (não me pareceu polo gastronômico, mas comi bem lá), embora as opções para fotografia sejam menores. Não procurei por cachoeiras na região. E, de novo, dei sorte: arrumei pela internet uma pousada legal, limpinha, organizada, estacionamento, bem localizada, café da manhã (ruim), ar condicionado.


Para quem é de Minas, um paralelo razoável seria dizer que Pirenópolis está para Cidade de Goiás assim com Tiradentes está para Mariana. Aceitável o paralelo?

Cidade de Goiasvista do estacionamento do Hotel Vila Boa. Fácil chegar lá e mais fácil ainda fazer fotos de lá.

A cidade é bem cuidada e existe um sem número de oportunidades para fotos, mesmo quando se vai lá fora do período das procissões - veja "Procissão do Fogaréu"e "Ferricoco" na Wikipédia, vale a pena.

O que salta aos olhos em Goiás Velho é a exuberância da natureza em volta. Também, vale a pena ir no Museu Casa de Cora Coralina. Além do museu ser bacana, a garota que guia os visitantes dá um show de competência. Entretanto, não é permitido tirar fotos dentro da Casa.

Museu Casa de Cora Coralinanamoradeira representando a poetisa Outra diferença entre as duas cidades é que em Pirenópolis as pessoas nadam no rio que corta a cidade, mesmo na porção urbana dele. Em Goiás isso não acontece. Por outro lado, em Goiás pode-se ficar horas vendo o vaivém dos peixes e tartarugas no rio, ao lado do Museu CCC, bem no centro da cidade.

 

 


Comments

No comments posted.
Loading...