Zenfolio | Longínqua Imagens | Manutenção de um tripé Gitzo G1227LVL

Manutenção de um tripé Gitzo G1227LVL

January 03, 2016  •  Leave a Comment

Entrou areia no meu tripé Gitzo G1227LVL. Recentemente eu estive num local onde venta areia (isso mesmo, venta areia, pelo menos no final da tarde, incessantemente) e, apesar de eu não ter utilizado o tripé, muita areia, extremamente fina, entrou nos twist locks das pernas e em parte do mecanismo de leveling.

partículas de areia ( e graxa) no twist lock

Eu resisti à idéia de desmonta-lo para limpar mas, acabei cedendo. Simplesmente não dava para ficar ouvindo aquele barulho de areia comendo a rosca quando eu me atrevia a estender as pernas. Pesquisei na internet e achei alguma referência. Li o que estava lá - nem tudo li e nem tudo do que li se aplica ao meu caso.

O que eu usei para desmontar/limpar/montar o tripé foi:

- chaves de estria ou soquete 10 mm e 13 mm. A Gitzo fornece uma chave com os dois tamanhos quando se compra o tripé, mas você vai precisar de uma segunda chave de 10 mm quando for monta-lo.

- panos de limpeza (eu usei os panos descartáveis do rolo Scott Duramax)

- esponja macia e detergente de cozinha

- lata de ar comprimido (opcional) - encontrei uma para comprar no Supermercado Extra, marca Leadrship, de 125 mL

 

Seguem os passos do que fiz, com algumas observações sobre detalhes importantes:

1)- Remover cada uma das pernas.

Retirar os dois parafusos que prendem cada perna à base. Cada um desses dois parafusos tem uma arruela e, na base, tem uma arruela de bronze que se encaixa nela. Pode tirar tudo sem receios, tomando o cuidado para não perder nenhuma arruela. Os dois parafusos se prendem a um nipple de aço que fica dentro da base.

 

peças para fixação das pernas à base do tripé

2)- Desmontar as pernas.

Comece da mais fina para a mais grossa. Gire o twist lock no sentido horário até que a parte mais fina da perna fique liberada para ser puxada. Como a rosca é muito fina, são muitas voltas a serem dadas. O que você vai encontrar está na foto abaixo.

pecas internas que compõem cada parte de uma perna

Presos na extremidade mais interna da perna, estão dois anéis de plástico assentados em duas ranhuras na perna

anéis plásticos que compõem a parte interna de cada parte de uma perna

e um anel de um material que parece gaxeta de mica (ou um compósito de alta densidade), sendo que todos os três têm cortes nas laterais, como nas arruelas de pressão.

anel de material semelhante a mica utilizada para fazer gaxetas- parte interna de cada parte de uma perna

O twist lock é feito de alumínio (ou magnésio), com emborrachamento na parte externa e uma rosca muito fina na parte interna. Para limpar essas três partes, bucha/detergente e deixar escorrer para secar.

rosca interna do twist lock

O procedimento para desmontar é o mesmo para as outras partes da perna e para as outras duas pernas. Um detalhe a se observar nesse momento é que os anéis de plásticos ficam fixos em ranhuras no corpo da perna e o outro anel move-se livremente para dentro e fora do twist lock quando a perna não está montada.

detalhes das ranhuras que recebem os anéis de plástico

As três pernas completamente desmontadas, deixadas para secar.

três pernas desmontadas com todas as suas partes

Na parte mais grossa de cada perna - que prende-se à base - existe um mecanismo (simples) que permite que o tripé, quando montando, tenha a área coberta pelas suas pernas estendida. Para retirar esse mecanismo, basta retirar o parafuso e porca que o prendem à parte de cima da perna.

mecanismo que permite a extensão da área de abrangência das pernas

Na parte superior de cada perna, existe um chanfro que deve ficar para dentro, isto é, o lado da perna que tem o chanfro deve ficar virado para a base do tripé. Cuidado para não inverter o mecanismo de extensão da área das pernas. Uma vez aparafusado na base, olhando-a de frente, você deve ler a palavra Gitzo na parte frontal do mecanismo, normalmente. Se você montar errado, a logomarca vai ficar invertida.

detalhe do chanfro no lado interno da parte superior das pernas

Do outro lado na parte superior da perna não existe esse chanfro.

 

detalhe da ausência de chanfro no lado externo da parte superior da perna do tripé

3)- Desmontar a base

Na verdade, eu não desmontei-a por completo. Ficou faltando desmontar o mecanismo de ajuste horizontal. Não o desmontei porque não achei um "ponto de entrada" para começar a desmontar e porque esse mecanismo não me pareceu ter areia nas suas entranhas. Enfim.... não desmontei.

conjunto de peças que compõem a base do tripé

3.1)- Retirar o gancho (6) na parte inferior do braço de leveling (11): basta segurar com os dedos firmemente e girar o disco com a bolha de nível (3)  no sentido  horário. Ambos saem juntos. Se o o-ring na peça do gancho estiver ressecado ou mesmo rompido, ele pode ser encontrado facilmente no mercado local e substituído.

3.2)- Com ajuda da chave 13 mm, retirar o parafuso (7) que prende o plate de plástico (4) à base do tripé (1) e, também, prende a cabeça ao tripé. Basta girar a porca no sentido anit-horário. Esse parafuso tem duas roscas distintas. A ponta com a rosca mais fina (1/4") deve ficar para cima na base do tripé (1), para permitir que se prenda a cabeça ao tripé. A posição da porca ao longo da rosca é livre. Ao instalar, deve-se avaliar quanto da rosca deste parafuso precisa ficar presa à base do tripé (1) e quanto dela precisa ficar externa para se prender à cabeça do tripé.

base de plástico e parafuso de fixação desta base e da cabeça do tripé

3.3)- Para remover o plate de plástico do tripé (4), basta puxar para cima.

3.4)- Girar no sentido anti-horário o anel de ajuste da altura do braço de leveling (10) até que ele saia por completo. Isto irá expor o anel duplo (5) (feito de material semelhante ao das gaxetas de mica), que poderá ser retirado puxando-o para cima.

partes de fixação do sistema de leveling

Igualmente aos anteriores, esse anel tem um rasgo lateral e, nesse caso, ele se ajusta a um chanfro na parte interna da base do tripé (1).

detalhe do pino guia da parte interna da base do tripé

3.5)- Retirar o braço de leveling puxando-o para cima. Se necessário, pode-se retirar o parafuso de trava (2) de leveling girando-o totalmente no sentido anti-horário.

4)- Montar as pernas novamente.

Iniciar a montagem no mesmo sentido do que foi feito antes, isto é, montar as pernas a partir das porções mais finas para as mais grossas. Para montar cada perna, primeiro inserir o twist lock, o anel que parece ser de mica e, finalmente, os dois anéis plásticos nas ranhuras das pernas.

5)- Montar a estrutura de leveling

Iniciar a montagem observando que parte do anel duplo de trava do mecanismo "sobra para cima" depois de instalado na base. Essa "sobra" fica dentro do anel de trava da altura do braço de leveling, travando-o.

base do tripé com anel duplo de ajuste de altura

6)- Parafusar as pernas na base.

Até aqui, somente uma chave 10 mm resolveu o problema. Agora, para dar o aperto adequado aos parafusos, há necessidade de uma segunda chave 10 mm para travar o parafuso do outro lado da base, não permitindo que o parafuso e nipple girem quando se dá o aperto necessário.

 

Eu pude encontrar nas roscas do tripé indícios de que graxa foi utilizada para lubrificar mas, como não tinha especificação da graxa, não usei nenhuma - penso que nenhuma graxa é melhor que areia!

Pesquisando o site oficial da Gitzo, eu encontrei referência a uma graxa recomendada pelo fabricante - GSGREASE02. Segundo eles, cada um dos dois tubos vendidos serve para lubrificar por completo um tripé com pernas de quatro estágios. Eu olhei no site do fabricante da graxa e ela é uma graxa com adição de PTFE (teflon). Creio que não vale a pena procurar uma similar por aqui.

A partir do Brasil, ela pode ser comprada no site GitzoSpare.com - R$86,32 (jan/16) com frete incluído. Pacote pequeno, de baixo valor: não deve ficar retido na alfândega. Eu já comprei um plate de plástico deles antes, para substituir o original que se quebrou no transporte quando comprei o tripé e ele veio idêntico ao original.

Em resumo, dá para fazer. Fiquei mais corajoso de expor meu (adorado) tripé aos elementos.

 


Comments

No comments posted.
Loading...