Zenfolio | Longínqua Imagens | Upgrade Mac Pro - GPU

Upgrade Mac Pro - GPU

June 21, 2018  •  Leave a Comment

Para registro meu e para deixar uma dica para aqueles que compraram um Mac Pro em 2010 ou 2011 e o usam para editar photos com o Capture One Pro 11.

 

O meu desktop é um Mac Pro Mid 2010, 5.1, 2 x 2.4 GHz Quad-Core Intel Xeon, 42 GB 1066 MHz DDR3, hoje rodando Mac OS X 10.13.5 (High Sierra).

Quando o comprei, em 2011, paguei a mais ao configurá-lo com uma placa de vídeo AMD ATI Radeon HD 5870 de 1 Gb, em detrimento de uma placa equivalente, com 512 Kb, na versão standard da máquina. Essa placa queimou semana passada e fiquei sem computador.

AMD Radeon HD 5870

Procurei por todo lugar e descobri que precisaria comprar uma placa de vídeo "Mac Edition", sob o risco de uma placa originalmente destinada a ser usada em um PC não funcionar ou, eu ter problemas de boot - algo como ficar sem o logo da Apple e/ou não mais ter opção de iniciar a máquina a partir de um pen drive, por exemplo.

As soluções que encontrei para resolver o problema localmente foram as piores possíveis:

(i) comprar uma placa não "Mac Edition" e rezar/testar;

(ii) comprar uma placa que o técnico de máquinas "vintage" (?) da oficina especializada Apple achava que ia funcionar, por experiência dele em outras máquinas semalhantes e mesmo assim ter problemas com o boot;

(iii) pagar R$2.500,00 para uma outra oficina especializada Apple colocar uma placa usada, ter que esperar uns 20 dias para ela chegar, ter que levar a máquina até a loja (esse Mac Pro pesa quase 20 Kg ... rs)  e também ter problemas com o boot - essa, pelo menos, me daria 6 meses de garantia.

Por conta própria resolvi o problema. Achei uma opção interessante, que saiu caro mas, resolveu o problema: importar (via DHL) uma placa Sapphire HD 7950 "Mac Edition" nova ("zero bala") da OWC (MacSales.com).

GPU Sapphire HD 7950 "Mac Edition" instalada com os power cables originais da Apple

Depois de seis dias da compra (demorou porque teve um final de semana no meio), recebi a placa em casa. Removi a antiga (aqui tem um vídeo bacana de como fazer isto) e instalei a nova: just plug & play! Funcionou perfeitamente. O Mac OS X reconheceu de imediato a placa, atualizou tudo, sem necessidade de instalar driver do fabricante, etc, etc. Funcionou tudo perfeita e automaticamente - quem usa Mac OS X sabe do que eu estou falando ... ! Essa placa não tem backplate, mas, tem quatro parafusos que fazem a função de pés para sua sustentação. Assim, ela ficou instalada repousando sobre estrutura do Mac Pro, sem problemas. Eu até tirei o backplate da placa antiga para tentar usá-lo mas, as furações dos parafusos não coincidem. Mas, o que interessa é que deu certo e a placa ficou bem instalada!

Um ponto tão importante quanto ter uma nova placa: como essa tem 3 Gb GDDR5, no Capture One Pro 11.1.1, a aceleração de hardware pelo uso da arquitetura OpenCL funcionou perfeitamente, de imediato. Na primeira vez que carreguei o COP, ele reconheceu a nova placa e automaticamente passou a utilizar a  aceleração de hardware. Quando da edição de fotos, a diferença de refresh da tela é impressionante comparando-se as duas placas. Excelente! Abaixo, o hardcopy da tela do COP, reconhecendo que agora o Mac Pro tem memória de vídeo suficiente ele poder utilizar a aceleração de hardware.

Recebi recentemente um e-mail da Amazon com ofertas de placas para Mac Pro, novas e usadas: Sapphire Radeon PULSE RX580 8GB  e NVIDIA TITAN X 12 GB. Como outros possíveis fornecedores de soluções já testadas e aprovadas, Macvidcards e MacStoreUK para placas somente novas.

Com relação à OWC (Macsales): recomendadíssima! Já havia comprado HD, SSD e RAM deles, usando courier e USPS, sem problemas. Atendimento excelente via chat e o despacho ocorre; se não no mesmo dia, no dia seguinte. Quanto à placa em si, silenciosa e, felizmente, não tem nenhuma luz neon, led piscando, etc. Se tivesse mais memória, acho que teria garantido ao meu desktop mais sete anos de vida, apesar de que eu acho que com essa placa ele vai chegar lá!

Outro ponto muito importante: queimada a placa antiga, eu a desmontei procurando compenente torrado, capacitor vazando ou algo semelhante. O que achei foi muita sujeira dentro da placa, na parte do radiador de frente para a área onde fica instalado o ventilador. Apesar de anteriormente a esse episódio eu já ter aspirado/soprado o desktop internamente algumas vezes, essa área eu não teria como limpar sem desmontar a placa - abrir a placa não é um opção trivial porque ela tem muita pasta de dissipação de calor em vários pontos, que vai precisar ser substituída. Enfim, a placa 5870 simplesmente queimou por refrigeração insuficiente!

 


Comments

No comments posted.
Loading...